Um dos frutos da viagem de comitiva brasileira pelo Oriente traz grande expectativa para o Rio Grande do Sul. É a sinalização de que, até o final do ano, uma missão sul-coreana deve desembarcar em território nacional, com o objetivo de verificar de perto o sistema de sanidade animal. O passo é visto como crucial para que haja o reconhecimento por parte da Coreia do Sul do status de zona livre de aftosa sem vacinação – que inclui outras unidades da federação, como o Paraná. Todos já têm a certificação da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), mas a efetiva abertura de mercado passa pelo aval individual de cada país.
— Estamos trabalhando não só no Japão e na Coreia do Sul, mas em uma série de outros países que fazem essa exigência em relação ao status de livre de aftosa sem vacinação — reforçou à coluna Luís Rua, diretor de Mercados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que acompanha o giro empresarial junto com a missão do governo brasileiro.
Antes de embarcar para Riad, na Arábia Saudita, o dirigente disse que ainda não há confirmação de data, mas que os sul-coreanos mostraram essa pré-disposição em enviar uma missão até o final do ano.
Atualmente, apenas Santa Catarina embarca produtos suínos para esse destino justamente por ter a condição sanitária em relação à febre aftosa consolidada (obteve o reconhecimento internacional em 2007). A relevância desse (e de outros compradores asiáticos) está apetite.
A Coreia do Sul é o quinto maior importador mundial da proteína, mas ainda está na 17ª posição entre os maiores compradores do produto brasileiro, apontam as estatísticas da ABPA, sendo a exigência sanitária, até então atendida apenas pelos catarinenses, um limitador.
O Japão, por sua vez, é o 10º na posição dos principais destinos da carne suína do Brasil.
As duas nações orientais também são importantes compradoras da carne de frango brasileira. Em 2022, os japoneses ficaram com a terceira posição no ranking das exportações do Brasil da proteína. Os sul-coreanos, em oitavo. Não por acaso a missão levou também informações que mostram todos os cuidados no controle da gripe aviária.