A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Neste final de semana, um pedacinho da agricultura familiar de diferentes regiões gaúchas vem a Porto Alegre para o 2º Concurso Estadual do Queijo e Doces de Leite do RS. Ao todo, 121 queijos artesanais e 21 doces de leite de mais de 50 empreendimentos serão servidos na Casa de Cultura Mário Quintana para 32 jurados. A busca é por medalhas de ouro, prata ou bronze.
E quem passar pela rua da Andradas, número 736, entre esta sexta-feira (26) e domingo (28) não ficará a ver navios. Além desse júri técnico, parte dessas delícias também poderão ser degustadas por uma espécie de “júri popular”. É na feira que ocorre durante o concurso, que estará comercializando queijos, doce de leite, mel, frutas cristalizadas, vinhos e cachaças.
Para Aline Balbinoto, analista de competitividade setorial do Sebrae RS, que, junto com a Emater e a Associação Gaúcha de Laticínios (AGL), organizou o evento, essa é uma oportunidade para o setor:
— Com os feedbacks recebidos pelos jurados, os produtores poderão aprimorar seus queijos e doces de leite. Além disso, a exposição a um público diferente é uma grande forma de atingir novos mercados.
Da mesma forma pensa o casal Mariana Rosa e Paulo Ceratti, da Canto Queijaria, de Barra do Quaraí. Tanto que estão participando pela segunda vez:
— Além da premiação em si, o concurso gera um grande movimento (de venda) e um encontro entre queijarias — afirma Mariana, que, junto com o marido, busca a primeira medalha e repetir as boas vendas do ano passado.
Desta vez, estão trazendo quatro tipos de queijos, produzidos a partir do leite de 30 vacas da raça jersey (de pelagem marrom) na sua propriedade. Os sabores também são distintos entre si: um mais adocicado, outro com infusão de chá de guabiroba, outro mais salgado e outro com a casca mofada, que lembra queijos franceses.
Durante o concurso, também haverá painéis gratuitos e oficinas temáticas, de harmonização de queijos e vinhos, por exemplo, com custo variado. A ideia do evento como um todo, explica a presidente da AGL, Bruna Bresolin, é, além de valorizar a produção gaúcha, valorizar a cultura:
— Não é à toa que escolhemos estar na Casa de Cultura, em Porto Alegre.
Saiba mais
- O que? 2º Concurso Estadual do Queijo e Doces de Leite do RS, feira da agricultura familiar e painéis e oficinas temáticas
- Onde? Casa de Cultura Mário Quintana
- Quando? Na sexta-feira (26), das 14h às 19h; no sábado (27), das 10h às 18h; e no domingo (28), das 10h às 16h