A jornalista Bruna Oliveira colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
O cancelamento da solenidade de abertura da Agrishow, iniciada nesta segunda-feira (1º), em Ribeirão Preto, não evitou que a largada da feira tivesse tom político. Ponto de atrito nos últimos dias em razão de presenças — e ausências — de autoridades no parque, Jair Bolsonaro compareceu ao primeiro dia de exposição, confirmando o que era cogitado quando se criou a polêmica em torno do “desconvite” ao ministro da Agricultura Carlos Fávero.
Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, Bolsonaro foi recebido com aclamação na chegada da feira e acenou aos apoiadores de cima de um trator exposto nos estandes. Depois, participou de coletiva de imprensa ao lado de demais lideranças.
Durante a passagem, Tarcísio e o ex-presidente criticaram a demarcação de novas terras indígenas feita pelo presidente Lula. O governador paulista disse que invasões de terras não serão toleradas e que a propriedade privada será protegida.
Nos bastidores, a preocupação era de que o mal-estar político pudesse comprometer a imagem da feira, que chega este ano a sua 28º edição. Por causa da polêmica, esta foi a primeira vez que a Agrishow não teve cerimônia oficial de abertura ou a presença do governo federal no primeiro dia de exposição.
Lançamentos
Fora do jogo político e mantendo a relevância de ser uma das mais importantes feiras de tecnologia para o agronegócio no Brasil e na América Latina, a Agrishow é também palco de grandes lançamentos.
As principais tendências apontam para inovações em sustentabilidade e em consumo inteligente de combustíveis. Outra aposta das grandes fabricantes são as máquinas movidas a energias alternativas ao combustível tradicional, como os tratores elétricos ou movidos a biometano.
No estande da Case IH, marca da CNH Industrial, os destaques são os lançamentos voltados à conectividade, inteligência artificial, autonomia e eletrificação. A projeção da fabricante é de que 50 mil máquinas da marca conectadas às centrais de monitoramento estejam operando nas lavouras do país até o fim de 2024.
As soluções tecnológicas e sustentáveis são tendência nos portfólios exibidos na Agrishow. Na linha da John Deere, as experiências imersivas são destaque no estante. A marca levou para a feira mais de 10 ativações em ambiente que conecta o físico ao digital. A imersão permite que os visitantes interajam com estações de realidade virtual que simulam a operação das máquinas e a captação de dados.
A exposição de tecnologias e inovações para o setor segue até sexta-feira (5) no interior de São Paulo. Mais de 800 marcas nacionais e internacionais participam da edição deste ano. Os lançamentos incluem novidades em produtos, máquinas, agricultura de precisão e armazenagem para pequenas e grandes propriedades rurais.