A jornalista Bruna Oliveira colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Os espaços dedicados à divulgação de tecnologias voltadas ao agronegócio são cada mais frequentes e maiores nas feiras agropecuárias do país. Mais do que uma vitrine do que vem sendo desenvolvido na área, mostram que a inovação está cada vez mais presente no campo, conquistando produtores dos mais diversos segmentos.
No Universo Pecuária, feira de negócios e sustentabilidade realizada em Lavras do Sul, a tecnologia ganhou relevância tão grande quanto o porte do evento. A Arena da Inovação foi responsável por abrigar as novas tecnologias, em espaço de 600 metros quadrados no parque. Iniciativa do Sebrae-RS, o local também contou com a participação de startups do agro, que apresentaram ideias para a pecuária sustentável.
Uma das atrações do espaço era um robô interativo, chamado Maximus. O dispositivo é desenvolvido pela Futuremedia, que, na última Expointer, em setembro, já havia exibido um cachorro-robô na feira, denominado de “Cusco tech”.
Em Lavras, o robô era capaz de responder a informações sobre a cidade e sobre a pecuária. Entre uma resposta e outra, levantava os braços e dançava, como se tivesse vida própria.
Marco Santos, técnico responsável pelo Maximus, explica que, através de um sistema, o robô consegue atender a uma previsão de perguntas e respostas previamente definidas. No campo, a sua aplicabilidade pode ser a de prestar informações sobre produtos e maquinários, por exemplo.
— É uma alexa melhorada — definiu Santos, referindo-se a outros dispositivos por comando de voz já existentes no mercado.