A cerimônia de abertura da 28ª Agrishow, uma das principais feiras do calendário do agro realizada em Ribeirão Preto (SP), não deve ter a participação do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. A menos que haja uma mudança de planos, o titular da pasta não fará parte da relação de autoridades presentes na cerimônia.
A decisão foi confirmada pelo próprio Fávaro, em conversa com jornalistas, após reunião em Brasília com entidades do setor. Questionado sobre o tema, respondeu:
— Sou muito tranquilo, entendi o recado. Talvez o fato de ter um evento político na abertura pudesse ter alguma animosidade. Então, o presidente da feira pediu se eu poderia ir em um momento seguinte.
O ministro decidiu não cumprir agenda no evento, que segue até o dia 5 da próxima semana, e complementou que, em outra oportunidade, deverá se fazer presente. A declaração veio em razão da notícia, divulgada pela manhã desta quarta-feira (26) pela revista Globo Rural, de que ele teria sido "desconvidado" para a abertura, em razão da provável participação do ex-presidente Jair Bolsonaro. Francisco Matturro, presidente da Agrishow, rebateu a informação.
— Ao contrário, estamos reforçando o convite — afirmou à coluna.
Matturro disse que não há "nenhum atrito" entre eles e acrescentou que fez contato com Fávaro, por telefone, porque se sentiu na obrigação de alertá-lo sobre a mobilização organizada (e divulgada em folderes) em Ribeirão Preto para receber Bolsonaro. O ex-presidente deve acompanhar o atual governador paulista, que foi seu ministro da Infraestrutura, e dar início a um giro pelo país.
Em nota, a direção da Agrishow disse ainda que o ministro "vem realizando um ótimo trabalho com muita competência para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro e sua participação na feira é muito importante para todo o setor".
Perguntado pela coluna sobre a participação do presidente Lula ou do vice Geraldo Alckmin, Maturro afirmou que houve convite "a todas as autoridades constituídas" — até esta quarta-feira (26), no entanto, não havia recebido nenhuma confirmação.