De Não-Me-Toque, onde começa na próxima segunda feira (06) a Expodireto Cotrijal, para Rio Pardo, palco da Expoagro Afubra, o calendário deste ano de feiras agropecuárias avança. Nesta sexta-feira (3), foi dia de conhecer detalhes da programação no lançamento da 21ª Expoagro Afubra. Na cerimônia, organizadores falaram sobre as atrações, os desafios e as expectativas de negócios. Coordenador geral da feira, Marco Antonio Dornelles estima que seja possível chegar a números próximos da edição passada, quando foram R$ 220 milhões em negócios e 180 mil visitantes em quatro dias.
— Essa é nossa expectativa. Vai depender muito do resultado dos agricultores — acrescentou Dornelles.
Presidente da Afubra, Benício Werner diz que o público segue tendo grande interesse nas feiras, mesmo que possa vir a ter menos disponibilidade de caixa, o que reforça a percepção de que os corredores do parque da Expoagro Afrubra estejam movimentados ao longo da exposição:
— No ano passado teve estiagem, e chegamos a 180 mil pessoas.
Na região, os impactos da falta de chuva aparecem de forma mais intensa em culturas como soja e milho plantado no tarde. Na produção de tabaco, os danos foram menos intensos e, em alguns pontos, inexistentes. Esses produtores, observou Werner, estão capitalizados.
— Já tivemos anos muito próximos ou piores do que este de estiagem, e os agricultores participaram em grande número. É nas dificuldades que se busca a solução — acrescentou o coordenador geral da feira.
É neste ambiente de constantes mudanças que nossos desafios, cada vez maiores, se transformam em oportunidades
MARCO ANTONIO DORNELLES
Coordenador geral do evento
O tema da estiagem apareceu de forma recorrente nos discursos de autoridades presentes, como o do secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, que representou o governador no evento e falou sobre ações voltadas ao enfrentamento do problema.
— Precisamos compreender que somos um Estado que sofre com secas cada vez mais severas e que duram mais tempo, nos assemelhando aos Estados do Nordeste —pontuou o secretário.
Representando a Câmara Federal, o deputado Heitor Schuch, que é da região, foi no mesmo tom e disse que "não podemos ficar sentados em cima do problema, temos de mudar e compreender isso".
Com 420 expositores, a 21ª edição da Expoagro Afubra tem como destaque os temas da inovação e da sustentabilidade. Dornelles acrescentou que "todos os expositores têm trazido novidades e muitas são inovações", que ganham destaque dentro do parque no espaço de inovação do agro.
Saiba mais
- Epoagro Afubra 2023
- Quando: 21 a 24 de março
- Horário: 8 às 18 horas
- Local: Parque de Exposições da Feira, em Rincão Del Rey, Rio Pardo/RS (Km 161, da BR-471)
- Entrada gratuita