Com o abre e fecha constante do crédito oficial nos últimos Plano Safra, outras ferramentas para bancar os investimentos em máquinas e implementos são adotadas pelo produtor para ter acesso aos investimentos. E ajudam a explicar parte do otimismo dos organizadores da Expodireto Cotrijal em relação aos negócios, mesmo com a suspensão de linhas do BNDES. As opções disponíveis vão do convencional consórcio à inovadora moeda digital.
— A gente tem cada vez menos dependência de financiamentos oficiais. O cliente não está mais com aquela urgência de "preciso comprar". Isso faz o mercado andar em um ritmo diferente — diz Marcelo Lopes, diretor de vendas da John Deere Brasil.
Na fabricante, o uso de linhas de crédito de bancos (sem equalização do governo) e de recursos próprios de agricultores ganham participação nos negócios. Com fábricas em Horizontina e Montenegro, a marca veio para a Expodireto com a expectativa de vendas calibrada pelo momento atual:
— Temos duas forças opostas: por uma lado, uma safra recorde no Brasil. Por outro, uma situação de atratividade da taxa de juro. A tendência é de que se equilibrem. No Rio Grande do Sul, tem a seca, que faz com que se tenha uma perspectiva de redução de mercado.
Indicadores de vendas, que registraram um recuo no primeiro mês deste ano, conforme dados da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), também fizeram a New Holland ajustar a perspectiva para a Show Rural Coopavel, realizada no Paraná, em fevereiro. A procura, no entanto, acabou surpreendendo. Da mesma forma, a estiagem no Estado fez com que se adotasse cautela nas metas para a Expodireto. Até esta quinta-feira (9), as propostas vinham superando essa projeção inicial, relata Cláudio Calaça, direto de mercado Brasil da marca:
— Vai superar as expectativas que tínhamos, deve ser um ano um pouco melhor do que o passado. Calculo em torno de 5%.
Consórcio, recursos próprios e financiamentos do banco de fábrica (operados pela indústria) são alternativas verificadas nas comercializações da New Holland, que também inovou ao fechar negócio por meio de moeda digital, a Agrotoken.
— A linha CDC (Crédito Direto ao Consumidor) e os consórcios têm rodado muito bem —reforça Calaça.
Cenário que se repete na Massey Ferguson. As linhas do banco próprio da marca e os consórcios se fortaleceram.
— O consórcio tem desempenhado uma função importante. Representa uma fatia importante da nossa venda, em torno de 20% — conta Alexandre Stucchi, diretor de vendas Massey Ferguson.
A utilização de recursos próprios do agricultor também cresceu, a partir de 2020, e vem se mantendo "em um nível importante da compra de máquinas", acrescenta Stucchi. O termômetro dos primeiros dias de feira reforçava o otimismo com a comercialização, com possibilidade de crescer de 2,5% a 3% sobre o ano passado.
Claudio Bier, presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do Estado, mantém a expectativa de que se chegue à marca de 2022 da Expodireto, quando foram negociados R$4,9 bilhões.