É reaproveitando sobras da criação de ovinos e bovinos que a Agropecuária Olhos D'Água, em Arroio dos Ratos, na Região Carbonífera, pretende trazer ganhos à produção de azeite de oliveiras. A propriedade, tocada por um trio de advogados, que inclui a ex-ministra do STF Ellen Gracie Northfleet, recém-inaugurou uma usina de compostagem, que produzirá adubo orgânico para o olival e o pasto a partir de dejetos.
— A ideia surgiu de uma necessidade de reaproveitar o que o gado produzia na propriedade. Sem falar que adubo está escasso no planeta — explica Mauro Aspis, genro de Ellen e um dos sócios-proprietários do local.
Das 200 toneladas de dejetos que se transformarão em adubos orgânicos por mês na usina, metade deve suprir a demanda da propriedade. Ou seja, uma economia nesse tipo de insumo, apesar do investimento inicial no empreendimento, que não foi divulgado. O resto será comercializado com floriculturas e outras fazendas.
Em relação à produção do composto em si, tudo é mecanizado, explica Aspis. E começa em um biodigestor, onde ocorre a fermentação dos dejetos dos animais, que viram biofertilizantes. Depois, esses biofertilizantes são misturados na usina de compostagem, com galhos de acácia, para então virarem adubo. Galhos que foram outra maneira de eliminar de forma sustentável os resquícios dos 500 hectares em florestas plantadas que a propriedade tinha.
Atualmente, a propriedade possui 300 bovinos da raça angus, 100 ovinos hampshire down e 18 hectares em olivais, que produzem 10 mil litros por ano de azeite de oliva, com a marca La Favola.
*Colaborou Carolina Pastl