Apesar da safra recorde de trigo já ter encerrado, no inverno que passou, os seus frutos continuam sendo colhidos. Desta vez, no noroeste do Estado, na Cotribá. A cooperativa, que é a mais antiga no país, com sede no município de Ibirubá, fechou 2022 com faturamento recorde de R$ 4,09 bilhões. O valor é 15,8% maior que o registrado no ano anterior.
— Mesmo com as dificuldades que já passamos, nunca desanimamos e buscamos soluções a cada dia — disse o presidente da cooperativa, Celso Leomar Krug.
O dirigente se refere ao que aconteceu no campo no ano passado. Depois de uma safra de verão frustrada, com quebra nas lavouras de soja e de milho por causa da seca, os mais de nove mil associados da Cotribá acabaram levando a melhor no inverno. E isso apesar de ser uma safra que ainda recebe pouca atenção dos produtores.
Do total faturado, o recebimento de grãos foi responsável por 66,84% do valor, enquanto os insumos agrícolas responderam por 16,85%, as rações por 5,68%, as sementes por 3,15% e o leite por 2,59%.
Entre os principais produtos, a cooperativa comprou e recebeu 11,15 milhões de sacas de soja, 3,77 milhões de sacas de trigo, 30,11 milhões de sacas de arroz e 1,89 milhão de sacas de milho.
Além da safra, outro fator que impulsionou o recorde foram os investimentos feitos no ano. A Cotribá quase dobrou o valor. Foram R$ 261 milhões aplicados, principalmente para ampliação de unidades e escritórios, criação de nova fábrica de rações e no aumento da capacidade de estocagem em cerca de 660 mil sacas.
Os números da cooperativa
- Atualmente, a Cotribá tem 1,9 mil colaboradores e atua na comercialização de produtos, serviços, área de produção animal e assistência técnica em toda a região Sul
- Atende mais de 30 mil clientes
- Área cultivada dos associados é principalmente com soja, trigo, milho, cevada, aveia e canola
- A cooperativa conta com 23 lojas agropecuárias, veterinária e peças para maquinário agrícola, 37 revendas, cinco postos de combustível, quatro supermercados e duas fábricas de rações
*Colaborou Carolina Pastl