O agronegócio também está, temporariamente, atracado no Cais Embarcadero, em Porto Alegre. Foi trazido pelas águas do South Summit, evento que segue até amanhã com o propósito de reunir pessoas, trocar ideias e buscar soluções movidas pelo espírito da inovação. Insumos que são imprescindíveis para uma atividade tocada a céu aberta e desafiada constantemente para ampliar o rendimento sem abrir mão da sustentabilidade (ambiental, econômica e social).
Na intensa programação de debates estão inseridos temas relevantes para o setor, em linha com o que o mercado tem demandado. É o caso da inovação na produção de alimentos sustentáveis, assunto que ganhou a Arena Stage no dia de ontem.
Em outro ponto, foram as estratégias para a produção de alimentos que ganharam espaço, com exemplos vindos de diferentes áreas: financeira, cooperativa e de pesquisa. Os dois exemplos colocados na vitrine foram o da Operação 365, programa voltado à melhoria das condições do solo, e o da plataforma SmartCoop.
— Melhorar o solo é preparar para o futuro e mitigar riscos relacionados às intempéries climáticas e ao estresse hídrico — afirmou em sua fala Irany Sant?Anna Junior, vice-presidente do Banrisul, que tem fomentado iniciativas do agro, como a Operação 365.
Tocada em parceria por Embrapa e cooperativas, combina a expertise de cada um. E é dessa relação de troca apresentada nos palcos de debates que surge um dos mais importantes ativos para a transformação necessária, que é a informação.