Diante dos altos custos e da incerteza sobre o abastecimento de fertilizantes, muitos produtores poderão decidir economizar neste item no plantio da safra de inverno. Preocupada com isso, a Comissão Setorial de Trigo da Secretaria Estadual da Agricultura publicou nota técnica com orientações sobre o uso racional desse insumo (a íntegra está no site da pasta).
— Por causa da estiagem, em muitas regiões, as culturas da safra de verão não devem ter conseguido absorver muitos dos nutrientes depositados no solo. A proposta da nota é ver se é possível aproveitar o que acabou não sendo utilizado anteriormente — resume Altair Hommerding, assessor técnico da Câmara Setorial do Trigo.
A orientação é fazer análise de solo, com assessoria de técnica, para identificar o que realmente precisa ser corrigido e ou acrescentado. Estratégia que só vale para que cultiva ao menos duas safras no ano.
Conforme estimativa da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado (FecoAgro/RS), o fertilizante é um dos principais componentes dos custos do trigo e chega a 32%. Em dados divulgados pela Farsul, a alta no insumo chega a 184% se comparado ao ano anterior.
*Colaborou Carolina Pastl