Nos ninhos de Páscoa , são os ovos de chocolate que ganham a preferência de crianças e adultos. O que não quer dizer que a proteína "original", ou seja, o ovo de galinha, esteja fora do páreo. Pelo contrário. A procura pelo produto cresce no período de Quaresma, momento em que os cristãos fazem a preparação para o momento que lembra a morte e ressureição de Jesus e que inclui a abstinência de carne na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa. Diretor de Mercados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Luís Rua explica que "geralmente é um período de demanda maior do que oferta":
— Na curva de preços do ano, é exatamente nesse período que o ovo atinge os maiores valores.
Presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), José Eduardo dos Santos endossa essa constatação de melhora do apetite pela proteína. E lembra outra razão para o incremento:
— Se fazem muitos doces também nesta época que usam o ovo como base.
As casquinhas coloridas também são transformadas em embalagens para os tradicionais amendoins. E há locais em que se conserva o hábito de colorir ovos cozidos. Lembro de quando era criança e recebia em Lajeado, no Vale do Taquari, onde nasci e cresci, cestas com esse tipo de ovo feitas pela madrinha Neusa Reckziegel. Uma tradição que aprendeu com a mãe:
— Ela levantava cedo e cozinhava os ovos, que a gente pintava um dia antes da Páscoa.
Em 2021, a produção brasileira de ovos fechou em 57,97 bilhões de unidades, o que representou um crescimento de 2,7% sobre 2020. Da mesma forma, o consumo per capita anual subiu, passando a 257. Para este ano, a estimativa é de um volume de produção cerca de 2% menor. O presidente da Asgav pontua que granjas começaram a sentir o peso dos custos em elevação, fazendo com que desacelerassem e reduzissem investimentos. O canal das exportações, que costuma ser uma forma de equilibrar as contas, não chega a 1% da produção.
— Milho e farelo de soja, que têm entre 70% e 80% de peso na produção, tiveram um aumento de 150% nos últimos dois anos. Nesse mesmo período, o ovo subiu na casa de 50%. Haveria necessidade de ter um repasse maior — acrescenta o diretor de Mercados da ABPA.
Em 2022, o ano começou com avanço das exportações de ovos do Brasil, que tem sido visto como opção para suprir no mercado a ausência de fornecedores como a Ucrânia, em razão da guerra, e países com casos de influenza aviária.