Diante dos recentes surtos de influenza aviária no mundo, o Brasil decidiu reforçar o alerta, para manter o país blindado à doença, nunca registrada em território nacional. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) lançou uma campanha com foco nos cuidados sanitários. Entre as medidas preventivas está a divulgação de (veja acima) e vídeo (abaixo) nas redes sociais da entidade e na comunicação interna das indústrias associadas, a entrega de protocolos de biosseguridade atualizados para as equipes técnicas e aula online aberta e gratuita, na próxima terça-feira, via plataforma Zoom.
- O isolamento social, tão falado na pandemia, sempre foi praticado pelas nossas aves. A nossa biosseguridade é muito rigorosa, por isso, nunca tivemos casos no país - explica Sula Alves, diretora- técnica da ABPA.
O status sanitário é um diferencial competitivo fundamental. Até porque, como a doença é de notificação obrigatória pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), regiões ou até países inteiros com incidência podem ser proibidos de comercializar seus produtos avícolas - ovo, carne até material genético.
Confira o vídeo que faz parte da campanha da entidade:
Conheça a doença
- Causada por um vírus
- Ataca principalmente aves, mas também pode infectar os seres humanos
- Contágio é feito pelo contato com aves doentes ou de pessoa para pessoa
- Nas aves, causam problemas respiratórios (tosse, espirros, corrimento nasal), fraqueza e complicações como pneumonia
*Colaborou Carolina Pastl