Apesar da estiagem estar assustando muitos produtores, é possível dizer que o ano de 2022 começou com pé direito para a avicultura. Pelo menos no quesito escoamento de produção. No mês de janeiro, as exportações brasileiras de carne de frango cresceram 19,7% em volume em comparação com o mesmo mês do ano passado, fechando em 349,1 mil toneladas, e 42% em receita, totalizando US$ 616,9 milhões. O dado foi divulgado ontem pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e leva em consideração todos os produtos, entre in natura e processados.
— Mesmo diante do preço mais caro (em função da alta dos custos de insumos, como o milho e a soja), a carne de frango brasileira segue fortemente demandada graças a atributos como a qualidade dos produtos e o fato do Brasil ser o único grande exportador livre de Influenza Aviária — analisa o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
Apesar do gigante asiático ter incrementado suas compras em 4,6% em janeiro, com um total de 48,3 mil toneladas, o destaque dos embarques foi os Emirados Árabes Unidos, que importou 42,8 mil toneladas, número 96,6% maior do que o registrado no primeiro mês do ano passado.
*Colaborou Carolina Pastl