Mais do que uma exigência, a sustentabilidade é também uma oportunidade que se abre dentro e fora do campo. Como na maratona tecnológica, que será realizada entre a sexta-feira (10) e o domingo (12) e que busca soluções que ajudem o produtor na geração de créditos de carbono. O hackathon, como é chamado, é o terceiro que será realizado em 2021, dentro do Movimento Hackatagro, dessa vez com a parceria do Banrisul. Podem participar do evento startups, estudantes e grupos de três a cinco pessoas. As inscrições estão abertas até a quarta-feira, dia 8, pelo link hackatagro.com/desafio-banrisul.
Serão três dias em que os participantes buscarão o desenvolvimento de projetos focados nesse desafio. As três melhores ideias serão anunciadas no dia 15 deste mês e receberão prêmios. Entre os critérios de avaliação, destacam-se a aplicabilidade da solução, a criatividade e a tendência de futuro. O objetivo é encontrar ferramentas que possam de fato ser aplicadas na atividade rural e que ajudem o produtor a medir de forma precisa e a um baixo custo.
— A riqueza desses eventos é justamente a mentoria recebida — destaca Donário Lopes de Almeida, idealizador do Movimento Hackatagro.
Outros dois hackathons foram realizados neste ano, um da Claro e outro da Yara Fertilizantes. Agora, o desafio parte do banco gaúcho.
—A adoção de práticas sustentáveis tem ganhado espaço no país e cresce a consciência de que a mudança climática é um problema que interessa a todos nós. Por estar inserido em um hub de inovação, o Banrisul aposta em iniciativas que ajudem seus clientes nas jornadas que envolvem respaldo técnico, aprimoramento e competitividade —pondera Osvaldo Lobo Pires, diretor de Crédito da instituição.