Buscar soluções inovadoras para problemas enfrentados por produtores rurais. Esse será o desafio de 15 startups selecionadas para participar do hackathon agro, maratona que ocorre do dia 13 ao dia 15, na Capital. Serão seis agtechs voltadas ao setor de grãos (soja, arroz, milho e trigo), cinco ao da fruticultura e quatro ao da pecuária (de corte e de leite). À frente da iniciativa, representantes da Federação da Agricultura do Estado (Farsul) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado (Senar-RS) apresentaram nesta semana as empresas participantes.
— Queremos transformar o agro gaúcho por meio da inovação — afirma Donário Lopes de Almeida, coordenador da Comissão de Inovação da Farsul.
As startups terão de solucionar entraves relacionados a quatro grandes áreas: custos de produção, segurança, comercialização e doenças invasoras e pragas. Os problemas foram selecionados a partir de mapeamento feito pelo Senar-RS em sete municípios do Estado (Camaquã, Carazinho, Esteio, Uruguaiana, Bagé, São Luiz Gonzaga e Pinto Bandeira).
Presidente da Farsul, Gedeão Pereira, afirma que o papel da iniciativa é descobrir startups do agronegócio e ajudá-las a se desenvolver. Além disso, segundo o dirigente, a ideia é aproximar as agtechs e os produtores:
— Nosso papel é sermos catalisadores.
Produtores, técnicos em informática e representantes da área de negócios desempenharão o papel de mentores das startups no hackathon agro. O evento ocorrerá no Parque Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc).
Equipes selecionadas
Grãos
- Agextec
- BioAgreen Ciência e Tecnologia
- Bioln Biotecnologia
- Brascard
- Cerealiza
- MHR AirTech
Fruticultura
- Agrocloud Brasil
- Elysios
- Insumo Fácil
- Raks Tecnologia
- Vinhago
Pecuária
- Acerto Fácil
- Avelã Public Affairs
- Central do Boi
- Z2S Sistemas Automáticos
Colaborou Leticia Szczesny
Atenção: acesse o site e o aplicativo GaúchaZH usando o seu e-mail cadastrado ou via Facebook. O nome de usuário não está mais disponível. Acesse gauchazh.com/acesso e saiba mais.