A Expointer deste ano também terá a marca da participação feminina. Na organização da feira, o trio é composto pelas secretárias de Agricultura e de Saúde, Silvana Covatti e Arita Bergmann, e a coordenadora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Cynthia Molina Bastos. Pelas mãos delas passam as decisões relacionadas à parte operacional do evento. Outra liderança, citada nominalmente no lançamento da feira, no Palácio Piratini, foi a superintendente do Ministério da Agricultura, Helena Rugeri.
Com presença confirmada na cerimônia oficial de abertura, que ocorre no dia 10 de setembro, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, receberá a medalha Assis Brasil, honraria concedida pelo Estado a pessoas que contribuem com o agronegócio.
No lançamento, outras duas vozes femininas ganharam espaço. O evento começou com a patrona da Semana Farroupilha deste ano, Liliana Cardoso, primeira negra a receber a homenagem.
Nos versos declamados, trechos como “Adelante, ô de casa, abre
a porteira da história, traz
a Expointer de glória (...) traz
o campo e a cidade (...) campo
de mulheres fortes, elas são linha de frente, cuidando da agropecuária (...)”.
Também subiu no palco a cantora Juliana Spanevello (foto), um dos nomes mais conceituados da música nativista. Entre os discursos, o baile seguiu com a apresentação de Joca Martins.