A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, sinalizou nesta sexta-feira (13) que participará da Expointer. Será o terceiro ano consecutivo em que prestigiará o evento, dessa vez com um motivo extra: receber a medalha Assis Brasil, honraria entregue pelo governo do Estado a pessoas com relevante contribuição ao agronegócio. O ato ocorre em meio à solenidade da abertura e desfile dos campeões, marcados para o dia 10 de setembro — a feira vai de 4 a 12 de setembro. A confirmação da vinda foi feita à secretária de Agricultura, Silvana Covatti, que esteve em Brasília. Outras autoridades foram igualmente chamadas a marcar presença. O presidente Jair Bolsonaro receberá o convite em agenda marcada para o dia 24 deste mês.
— Todos têm um respeito muito grande pelo agro do Rio Grande do Sul. E a participação da ministra é importante pela valorização do setor, pelo momento de retomada e pela safra recorde — afirma a secretária Silvana.
A indicação para o recebimento da medalha foi da pasta estadual de Agricultura. Classificando a Expointer como "uma das principais feiras da agropecuária brasileira", Tereza Cristina acrescentou que, enquanto estiver no ministério, participará de todas as edições. Outras autoridades foram convidadas, incluindo o vice-presidente Hamilton Mourão, que também deverá estar presente na feira realizada no parque Assis Brasil, em Esteio, a exemplo do que ocorreu no ano passado.
Em 2020, em razão da pandemia, a feira não teve participação de público externo. Apenas criadores e profissionais envolvidos nas avaliações entraram no parque. Neste ano, um protocolo sanitário foi elaborado com a Secretaria da Saúde, permitindo um acesso limitado de 15 mil visitantes por dia.
Além da exposição, as duas titulares da Agricultura falaram ainda sobre o reforço às medidas de prevenção contra a peste suína africana. Erradicada há mais de três décadas do território brasileiro, a doença que dizimou o rebanho chinês teve um caso nas Américas confirmado no início do mês.