A jornalista Bruna Oliveira colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
A edição deste ano da Expointer se encaminha para um início de retomada. A feira terá a participação de 2.820 animais de argola, superando a edição do ano passado, quando foram 1.019. Apesar da melhora, o número ainda fica abaixo da presença na última edição antes da pandemia, em 2019, quando foram 3.975 animais inscritos. A feira acontece de 4 a 12 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
O médico veterinário e chefe do Serviço de Exposições e Feiras da Secretaria da Agricultura, Paulo Coelho de Souza, avalia que os números vieram bons e acima da expectativa. E observa que é um momento de retomada, o que ainda inspira cuidados.
— Agora é esperar que as inscrições se convertam em participação. E que o avanço da vacinação contra a covid-19 e a situação mais controlada da pandemia encoraje os expositores a irem para a feira — afirmou Souza.
Os ovinos lideram as inscrições, com 810 animais. Depois vêm os equinos, com 607 exemplares, e os bovinos de corte, com 436 animais. Também foram inscritos 332 bovinos de leite, 100 bovinos mistos, 73 zebuínos, 47 caprinos, oito bubalinos e outros 407 pequenos animais, que incluem aves, pássaros, coelhos e chinchilas.
A inscrição de animais rústicos e equinos destinados somente às provas e aos leilões segue até o dia 18.
Além do sinal de retomada, esta será a primeira edição da Expointer com o Rio Grande do Sul oficialmente com o status de zona livre de febre aftosa sem vacinação. A nova identificação fechou as portas para alguns Estados, mas ampliou a procura de novos expositores.
É o caso de criadores vizinhos do Paraná e de Santa Catarina, que compartilham do mesmo status sanitário gaúcho.
— Santa Catarina antes não vinham para a feira. Agora, com certeza, esperamos uma participação maior — estimou Souza.
Segundo o dirigente, em relação aos Estados que agora não podem trazer bovinos, como São Paulo e outros acima, o impacto não será grande, porque já não se tratava de uma participação tão expressiva.