Como parte das ações planejadas para a Expointer deste ano, a Secretaria da Saúde viabilizou a antecipação da vacina contra a covid-19 para trabalhadores que ficarão no parque Assis Brasil, em Esteio, durante os nove dias da exposição. Para receber a dose é necessário preencher um documento de trabalho presencial, conforme modelo divulgado pela pasta em informe técnico.
Lá também aparece o indicativo, com base em informações recebidas pelos organizadores da exposição, do número de pessoas que poderiam buscar as unidades de saúde para receber a vacina: pelo menos 1.226. Há ainda a listagem por município, que serve de referência, mas não é um limite de aplicação.
A diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Cynthia Molina Bastos, explica que, tendo o documento de trabalho em mãos, é possível receber a aplicação.
Até porque, a antecipação do recebimento das doses é uma opção, não uma exigência. O necessário para ingresso/credenciamento dos trabalhadores é o teste negativo de RT-PCR ou antígeno realizado, no máximo, nas 72 horas anteriores. A vacinação não substitui os cuidados necessários como a higienização das mãos, o uso de máscaras e o distanciamento.
Cynthia explica que a feira também será um espaço para levar informação, de um jeito leve, sobre a pandemia.
Como a repetição da experiência feita pela atriz Leandra Leal, que viralizou nas redes sociais, em que ela mostra como a máscara protege quando um pó colorido é jogado sobre o rosto.
Os horários e o local em que a demonstração será feita ainda estão sendo definidos. Uma outra ação, em parceria com a Secretaria da Educação, vai distribuir materiais pedagógicos para crianças. São atividades como jogo dos sete erros e caça-palavras, com a temática de medidas de prevenção ao vírus.
Entre os protocolos adotados para período da feira, de 4 a 12 de setembro: limitação do público a 15 mil pessoas por dia, venda de ingressos online e mediante o preenchimento de formulário, uso obrigatório de máscara, colocação de dispensers de álcool gel e lavatórios de mãos em pontos estratégicos do parque, etc.
Também haverá 150 monitores treinados pela Saúde circulando pela feira com abordagem educativa sobre a prevenção contra a covid-19.