Dentro da estratégia de reforçar a estrutura de atendimento ao agronegócio, o Santander abre hoje uma nova unidade especializada no Rio Grande do Sul. O espaço fica em São Luiz Gonzaga, nas Missões. É a quarta loja no Estado — as outras ficam em Sarandi, Frederico Westphalen e Ibirubá, e foram abertas entre 2019 e 2020.
O diferencial desses locais em relação às agências é a dedicação exclusiva ao setor. Vitor Hugo Magni D’Ávila, superintendente-executivo da Rede Sul do Santander Brasil, explica que o foco está na negociação e no apoio técnico, com gerentes especialistas.
No início do ano, o Santander criou uma regional de agronegócio, que dá cobertura no Estado e na parte sul de Santa Catarina. O superintendente-executivo explica que esse movimento faz parte de um projeto nacional do Santander de investir em regiões com vocação para a produção agropecuária.
A regional de RS e SC está dividida em cinco macrorregiões: Uruguaiana, Pelotas, Ijuí, Passo Fundo, Porto Alegre e Campos Novos (SC).
Para fazer frente à investida, haverá ampliação de gerentes especializados, de 25 para 35, nos próximos três meses.
— Sempre fomos presentes, estivemos em todas as feiras, mas agora estamos ainda mais especializados, mais perto fisicamente falando.
Além da estrutura de nicho, as 135 agências também trabalham com o setor. No Estado, segundo D’Ávila, as operações do crédito rural cresceram 26% em 2020 na comparação com 2019. A meta da instituição é chegar à fatia de 20% do mercado.
*Colaborou Isadora Garcia