Ter o controle da propriedade, das compras e das vendas ao alcance da mão. Esse é o objetivo da plataforma SmartCoop, que será lançada amanhã, em uma iniciativa conjunta da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado (Fecoagro-RS), da CCGL e com participação de 30 associadas. Na prática, o canal se propõe a ser um portal capaz de levar os cooperativados ao mundo digital de forma integrada.
Até se chegar ao formato que será apresentado, foram um ano e oito meses de trabalho conjunto. O ponto de partida veio do projeto de doutorado do diretor-superintendente da CCGL e coordenador do projeto, Guillermo Dawson Júnior. Ao analisar a inserção das cooperativas no ecossistema digital, verificou que havia um ambiente de inovação tecnológica ainda incipiente. Com esse raio-x em mãos, a Fecoagro foi acionada e “comprou a ideia”.
No processo para desenvolver o projeto, foram visitados o Vale do Silício, nos Estados Unidos, e a Alemanha. De dezembro de 2019 a junho do ano passado, ocorreram os primeiros passos para a montagem da plataforma, em três áreas: propriedade digital, comercialização e central digital de compras.
A partir daí, foi feito o desenvolvimento do software pela empresa Meta. Pronto desde 26 de fevereiro, o produto passou a ser testado. Cerca de 173 mil produtores devem ser beneficiados com a ferramenta. Eles integram 30 cooperativas que, juntas, representam 3,5 milhões de hectares que, cultivados, equivalem a 50% da produção de soja, 60% da de trigo e 45% da de leite do Estado.
No início, os associados poderão fazer a gestão digital da propriedade e a venda da produção. As cooperativas, por meio da intercooperação, terão acesso à central de compras.
— A plataforma permite integrar outros serviços, como é o caso do satélite ou a previsão do tempo da IBM. Outros poderão ser inseridos. É um mercado onde estão, de um lado, parceiros e, do outro, produtores — pontua Dawson.