Foram cinco anos de preparação para conseguir colocar em uma garrafa os sabores e os aromas capazes de representar 90 anos de história da Vinícola Aurora, na Serra. O vinho que agora chega ao mercado em comemoração à data, em uma edição limitada, com 36 mil garrafas, vem sendo cuidadosamente elaborado ao longo desse período. Traz uma combinação de safras consideradas especiais — 2015, 2018 e 2019 —, com as variedades de uva cabernet sauvignon (30%), merlot (50%), tannat (15%) e cabernet franc (5%).
— Muito estudo e muitas degustações foram a base para encontrar um blend (corte) feito com vinhos que tiveram diferentes características e o equilíbrio perfeito para se chegar no resultado final — explica Flavio Zilio, enólogo-chefe da Aurora.
A cooperativa, com sede em Bento Gonçalves e atuação em 11 municípios da Serra, soma hoje 2,8 mil hectares de uvas cultivados por 1,1 mil famílias que servem de insumo para a produção de suco, vinhos finos e espumantes. Uma das tradições consolidadas desde os 50 anos é a elaboração de um rótulo comemorativo a cada cinco anos. O produto agora entregue começou a ser pensado em 2016, com a definição do corte das uvas sendo feito no início do ano passado.
Zilio explica que, durante a elaboração foram cinco degustações prévias com as propostas e, no final do processo, a grande prova para se chegar ao vinho comemorativo. O Aurora 90 anos ficou um ano em barricas de carvalho americano. E traz no rótulo um QR Code que permite ao consumidor conhecer um pouco mais da história da cooperativa.
— Mais do que outros produtos, são garrafas que têm alma, pois demandam do esforço de muita gente e são inspirados por outras tantas pessoas — completa o enólogo.
Rumo à meta de 2025
E, por um acaso da numerologia, no ano em que completou 90 anos, a cooperativa colheu 90,1 milhões de quilos de uvas, o maior volume da história.
— A boa safra veio em um momento oportuno, recompondo estoques com qualidade extremamente importante — reforça Hermínio Ficagna, diretor-superintendente da vinícola.
A cooperativa chega em 2021 com resultados promissores. Os três primeiros meses do ano registram alta de 16% nas vendas de espumante e de 70% nas de vinhos finos em relação a igual período do ano passado. E isso traz confiança de que se possa fechar o ano com o crescimento mínimo de 5%. Que também se alinha à meta de atingir em 2025 o faturamento na casa do bilhão — em 2020, foram históricos R$ 701 milhões.
O desafio trazido pela pandemia, que acelerou a digitalização, persiste na avaliação de Ficagna:
— Em 2021, teremos dois cenários distintos. O primeiro semestre com muita restrição e, um segundo, com menos restrições, já dando um novo norte pela frente. Claro que dependerá do ritmo da vacinação.
Hoje, os sucos representam 60% da produção da Aurora. Mas os vinhos ganharam espaço em meio ao período de distanciamento social. No ano passado, as vendas dobraram. E, nos espumantes, o volume projetado para o ano foi consumido em nove meses.
Com relação ao vinho especial, aí vai o spoiler: o dos 95 anos já está em elaboração.