O jornalista Fernando Soares colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Após três anos de operação, o restaurante da Urban Farmcy, em Porto Alegre, atingiu a marca de R$ 2 milhões em alimentos adquiridos de pequenos agricultores. Com a proposta de criar releituras de pratos conhecidos em versões à base de plantas, a empresa já comprou mais de 190 toneladas de folhosas, frutas, legumes, vegetais, entre outros itens cultivados de maneira orgânica por produtores gaúchos.
Atualmente, a empresa recorre a 50 famílias para o fornecimento dos alimentos. Todas estão localizadas em um raio de 180 quilômetros da Capital, o que estimula a produção local e permite ao estabelecimento ter acesso aos insumos ainda frescos.
Além disso, a Urban Farmcy desenvolve projetos junto aos agricultores, visando ao aumento de produtividade e melhorias no manejo. Sócio-fundador da empresa, Tobias Chanan destaca que a ideia é ampliar a abrangência do trabalho nos próximos anos.
- Sempre estamos buscando novos produtores e ampliando a cadeia de fornecimento, até porque estamos desenvolvendo novos produtos - aponta Chanan.
Neste sentido, a Urban Farmcy também passou a atuar no varejo. Para isso, montou um centro de tecnologia na Capital, que começou a lançar seus primeiros produtos no mercado em outubro. A estreia ocorreu com um hambúrguer de plantas sem ingredientes ultraprocessados, que já está sendo comercializado em supermercados e pequenos comércios de alimentos saudáveis em Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Até 2021, Chanan aponta que serão lançadas versões de almondegas, carne moída, peixe e frango, entre outros produtos, no formato “plant-based”. A matéria-prima de todas as linhas de alimentos voltadas ao varejo também é cultivada pelos produtores que atendem ao restaurante.