A Urban Farmcy está lançando um hambúrguer à base de plantas e sem ingredientes ultraprocessados. Quem ficou interessado terá que esperar somente mais alguns dias para provar. O Farmcy Burger será vendido nos supermercados e hipermercados do Grupo Zaffari a partir de quarta-feira (28). E, com o tempo, ganhará novos mercados fora do Rio Grande do Sul também.
Para desenvolver a "carne de plantas", a Urban Farmcy inaugurou um centro de tecnologia e produção em Porto Alegre. O local tem capacidade instalada para 25 toneladas de alimentos por mês.
Aliás, a empresa não ficará restrita ao hambúrguer. Outros alimentos da mesma linha estão no planejamento. Mas todos são do nicho chamado "plant-based", com alimentos à base de plantas que ganha espaço no mundo todo. Haverá ainda versões de almôndegas, empanados com sabor de frango, quibe, pão de queijo, bolinho com sabor de peixe, maionese e ketchup. Em janeiro, serão lançadas as almôndegas e os demais sete alimentos, ao longo de 2021.
- São alimentos e refeições que remetem a memórias afetivas em releituras saudáveis, comprometidas com o meio ambiente e muito saborosas - garante Tobias Chanan, sócio-fundador da Urban Farmcy e criador da Empório Body Store, depois vendida para o grupo L’Oreal.
A Urban Farmcy foi criada em 2017 e mantém a sede em Porto Alegre. Com a expansão, projeta a produção de 3 milhões de produtos 100% à base de plantas nos próximos dois anos. Como desafio, está a produção em escala de um alimento artesanal:
- Temos uma larga experiência em produções artesanais de alta escala. Vivemos um modelo semelhante na expansão do Empório Body Store onde o conceito das nossas linhas de cosméticos era artesanal - lembra Chanan.
E ele detalha um pouco como faz, mantendo um custo competitivo:
- Destacaria a criação de maquinário personalizado, aumento da validade, sem conservantes sintéticos e, consequentemente, maior estoque de segurança, além de uma produção terceirizada.
A Urban Farmcy prioriza insumos de agricultura familiar e sem a adição de substâncias sintetizadas em laboratório para conservação, cor, sabor e aroma. A unidade de produção tem mais de 2 mil metros quadrados e fica no Instituto Caldeira.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br) Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.