Alternativa criada para garantir a segurança em meio à pandemia, a Expointer de formato híbrido, com parte das atividades presenciais, mas a maioria na plataforma digital, começa amanhã e se estende até 4 de outubro. O que faz desta sexta-feira o dia dos ajustes finais, seja no ambiente virtual ou no parque Assis Brasil, em Esteio. O local será palco das provas e julgamentos de raças, que terão acesso restrito de criadores, técnicos e profissionais diretamente ligados à atividade. Será no mesmo modelo desenvolvido para o circuito do Freio de Ouro, a competição da raça de cavalo crioulos que já começou (leia mais ao lado) e tem a final no domingo, dia 27.
Haverá ainda o espaço do drive-thru, para a compra de produtos da agricultura familiar. É o único ponto em que haverá participação do público externo. A entrada será possível somente pelo portão 1 (que fica no lado do parque voltado à BR-116), de carro. O uso da máscara é obrigatório e haverá medição da temperatura no ingresso.
Relação, preços e imagens dos itens que serão comercializados estarão no portal da feira (expointer.rs.gov.br). A plataforma deve ter os últimos detalhes finalizados hoje.
– Essa alternativa digital permanecerá nas próximas feiras, com a presencial. O grande objetivo é levar a Expointer para a casa das pessoas – afirma Covatti Filho, secretário de Agricultura.
Prevista para o dia 2, a vinda da ministra Tereza Cristina também dá solenidade à exposição. Além de receber a medalha Paulo Brossard, ela deve ver o desfile dos campeões e passar na agricultura familiar.