O jornalista Fernando Soares colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Em meio ao distanciamento social, as vendas de vinhos e espumantes pela internet vem se intensificando. As vinícolas gaúchas com canais próprios de e-commerce notaram incremento nos negócios em março, mês em que diversos Estados e municípios do país começaram a adotar medidas para restringir a circulação de pessoas nas ruas no intuito de conter o avanço da pandemia de coronavírus.
Na Miolo, de Bento Gonçalves, a receita da loja virtual cresceu 52% em comparação a igual período em 2019. Gestor de e-commerce da empresa, Eduardo Lapenda acredita que as vendas online deverão seguir em alta nos próximos meses. A empresa deve reforçar a estratégia digital, com o objetivo de conseguir 10% do faturamento através da plataforma em até cinco anos. Hoje, o canal responde por menos de 2% dos negócios.
- Devemos lançar uma nova plataforma para atender os clientes e vamos preparar kits de produtos para atender às demandas deste consumidor que está em casa – aponta o dirigente.
Movimento semelhante também foi verificado pela Salton, de Bento Gonçalves. A loja virtual registrou crescimento de 30% no faturamento em março. A diretora executiva da empresa, Luciana Salton, destaca que as vendas são concentradas nas regiões Sul e Sudeste. Apenas São Paulo responde por mais de 70% dos pedidos.
- A venda no e-commerce vem crescendo, mas não dá para comparar com o que tínhamos no varejo – pondera.
Neste sentido, a empresária lembra que o setor vitivinícola tem parte expressiva do faturamento impactado pelo fechamento do comércio físico e pelas restrições às atividades turísticas na Serra.