Estruturas com madeiras perfuradas para que abelhas solitárias façam seus ninhos e se multipliquem em propriedades rurais estão sendo distribuídas em diversos Estados pela multinacional Bayer, fabricante de agroquímicos. O chamado de Hotel de Abelhas foi levado pela primeira vez a uma grande feira, durante o Show Rural Coopavel, que termina hoje em Cascavel (PR).
— A maioria das espécies de abelhas no Brasil são solitárias, elas procuram ou escavam pequenos espaços em estruturas naturais para fazerem seus ninhos. Elas são excelentes polinizadoras, muito importantes para a produção de alimentos — explica o zootecnista Heber Luiz Pereira, consultor do Bee Care Center da Bayer.
Lançado em 2017, o projeto conta com 30 estruturas em todo o país. Em janeiro deste ano, dois hotéis foram encaminhados ao Rio Grande do Sul. Segundo Aldo Machado, presidente da Câmara Setorial da Apicultura da Secretaria Estadual da Agricultura, as estruturas devem ser instaladas nos próximos 15 dias na Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e na Cooperativa Apícola do Pampa Gaúcho (Cooapampa), em São Gabriel.
— É uma experiência interessante também para mapear as milhares de espécies de abelhas que habitam uma região — explica Machado.