A temporada de leilões da primavera tem produzido gratas surpresas. Valorizações recordes e cifras expressivas marcaram os últimos eventos realizados no Estado. Peso pesado das vendas, o touro Mike Tyson deixou sua marca ao ser adquirido pelo maior valor já pago por um animal da raça polled hereford: R$ 80 mil. E a ideia, agora, é disseminar a genética Brasil afora – o comprador fechou com a ABS Pecplan, uma das principais centrais de inseminação do país.
– O que me encorajou a chegar a esse valor foram as centrais interessadas em contratar o touro. Foi a qualidade do animal que ditou o seu o preço – diz Bruno Salis Costa e Silva, da Estância Santa Ruth, que comprou o animal.
Valter Pötter, da Estância Guatambu, que vendeu o touro, conta que havia expectativa de que o animal pudesse “puxar forte as vendas”.
– É um touro como esse a cada 2 mil, 3 mil animais.
Presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford e administrador da Estância do Sossego, Luciano Dornelles de Dorneles avalia que os resultados em pista refletem conjunto de fatores, entre os quais o trabalho de divulgação das raças fora do Estado.
A participação em eventos como churrascadas e a parceria com chefs de cozinha, por exemplo, tem ajudado a fazer essa conexão com o consumidor:
– Fazemos as pessoas nos verem e isso despertou muita curiosidade. Estão enxergando a qualidade da genética, muito focada na carne.
Na sexta, o Leilão Aurora e Sossego teve o touro Mano Lima, da raça braford, vendido a R$ 64 mil.