Terreno fértil para o agronegócio, Dom Pedrito, na Campanha, coloca em pista novas estratégias para garantir negócios nos remates da temporada de primavera. Frete grátis ou subsidiado, vendas a preço pré-fixado e índices que permitem projetar o lucro a ser obtido pelo criador são algumas das ferramentas que serão utilizadas na 85ª Farm Show. Os leilões da exposição vão de 18 a 28 deste mês (veja a programação em sindicatoruraldp.com.br).
Com oferta semelhante à edição do ano passado (250 ventres, 450 touros e cem equinos), o presidente do Sindicato Rural do município, Luiz Augusto Carvalho, estima ser possível alcançar o faturamento de mais de R$ 9 milhões.
Para isso, e considerando o ano turbulento que a pecuária enfrenta, com desvalorização do boi gordo, as cabanhas usam diferentes recursos para fisgar os compradores. No 46º Remate Guatambu, Alvorada e Caty, no dia 18, haverá oferta adicional de 60 touros com valores pré-fixado.
_ Quem comprar no remate presencial, terá direito a adquirir esses animais com preço pré-fixado e conforme o índice de seleção. É uma promoção para facilitar a vida do comprador, tudo dentro do contexto da situação econômica atual _ explica Valter Pötter, da Estância Guatambu.
O índice bioeconômico de aproveitamento de carcaça é outro reforço para o momento das vendas e estará presente no 10º Remate Genética da Campanha, dia 22, e no 29º Remate da Agropecuária Quiri, dia 25. Por meio de modelo matemático, é possível calcular o quanto a mais, em reais, os filhos daquele animal terão de rendimento de carne.
E o cenário de crise pode representar oportunidade para pecuaristas em busca de boas oportunidades para adquirir animais de genética selecionada.
_ A melhor hora para comprar é agora. Porque o preço dos touros não está no patamar que deveria. E a perspectiva é de que a partir do ano que vem as coisas melhorem no setor _ observa Humberto Jardim, proprietário da Rincão da Figura, que participa do Top Hereford e Braford, ao lado de cabanhas parceiras.