É com objetivo de ganhar espaço no mercado de suco de uva que seis vinícolas do Rio Grande do Sul chegam nesta terça-feira à ProWine China, feira que vai até quinta-feira em Xangai. Aurora, Miolo Wine Group, Mioranza, Peterlongo, Salton e Vinhos Canção participam do evento por meio do projeto Wines of Brazil e Grape Juice From Brazil. Segundo Diego Bertolini, gerente de promoção de marketing do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o país asiático, ao lado de Japão e Estados Unidos, é um dos três destinos-alvos para as exportações da bebida:
– O suco de uva do Brasil é integral, diferentemente do americano, outro player, que é, na maioria, concentrado. Queremos focar neste nicho de mercado (China), que tem um consumidor disposto a pagar mais.
De novembro de 2016 a setembro deste ano, as exportações de produtos vinícolas brasileiros para lá somaram US$ 403 mil e 128,5 mil litros, alta de 38% e 132%. O gerente de marketing do Ibravin completa que a China foi o país em que os embarques mais cresceram percentualmente no último ano:
– Avançamos em volume e valor.
O interesse nos consumidores do país asiático é tanto que a Miolo, por exemplo, tem seis lojas em cidades chinesas. São três em Xangai, uma em Cantão, uma em Sanya e outra em Haikou, com vinho como carro-chefe.