O jornalista Guilherme Jacques colabora com a colunista Giane Guerra, titular deste espaço.
A reabertura da estação da Trensurb no centro de Porto Alegre, prevista para o dia 24 desse mês, anima e gera expectativa nos comerciantes do Mercado Público.
– Dezembro está sendo nosso melhor mês depois da enchente, por conta das festas. Mas o trem é uma ferramenta importante para trazer clientes e também os nossos funcionários que são da Região Metropolitana – avalia o presidente da Associação do Comércio do Mercado Público Central (Ascomepc), Rafael Sartori.
Atualmente, os passageiros que usam a baldeação, com os ônibus disponibilizados pela empresa pública de trens, desembarcam mais próximo ao Camelódromo, o que redireciona a circulação de pessoas na região. Além disso, o número de usuários segue comprometido.
São 75 mil pessoas utilizando o trensurb em dias úteis, mas apenas 14,5 mil fazendo de ônibus o trajeto que liga às estações Aeroporto e Farrapos à Avenida Júlio de Castilhos, no centro.
Com a retomada, mesmo considerando o menor fluxo de passageiros na época de férias, a Trensurb estima que o número de usuários suba para 90 mil por dia. Antes da cheia, eram 110 mil.
===
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna