O "Natal do comércio online", a Black Friday está chegando e acelera a abertura de centros logísticos de grandes empresas no Rio Grande do Sul. Em outubro, começa a operar uma unidade de distribuição da Amazon em Canoas, noticiada pela coluna ainda em 2022. Serão 5 mil metros quadrados dentro de um parque logístico no bairro Rio Branco. Serão abertos 500 empregos diretos e indiretos. A operação será integrada à de Nova Santa Rita, que é bem maior com seus 41 mil metros quadrados e que já voltou a funcionar após um longo tempo de suspensão de atividades depois da enchente.
E vem mais por aí. O Magazine Luiza, mais conhecido agora como Magalu, instalou um centro de distribuição no Parque 3SB, em Nova Santa Rita, que, aliás, é onde fica a maior operação da Amazon no Rio Grande do Sul. A unidade do Magalu terá 13 mil metros quadrados.
Para fechar, o Mercado Livre finaliza a negociação para ter - ainda antes da Black Friday, claro - um nova unidade logística também em Nova Santa Rita. A empresa, que lidera o comércio online no Brasil, duplicou há pouco sua unidade de Sapucaia do Sul, começando a fazer entregas no mesmo dia na região metropolitana de Porto Alegre. Aliás, esta proliferação de centros logísticos tem esse objetivo: acelerar a chegada das compras aos clientes.
Assista também ao programa Pílulas de Negócios, da coluna Acerto de Contas. Neste episódio: Fábrica de aviões, "BIG da Sertório" à venda, nova cachaçaria e condomínio de R$ 187 milhões
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna