Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Está esquentando o namoro do governo gaúcho com a BYD, montadora chinesa conhecida pelos carros elétricos. O governador Eduardo Leite esteve com a direção da empresa em São Paulo no final da semana passada. À coluna, disse que as conversas ainda estão "em nível de aproximação para explorar possibilidades". Confirmou que o Estado vê potencial de entrar nos planos da indústria para veículos, painéis solares e até mesmo chips.
- Apresentamos o que o Estado disponibiliza e as ferramentas de incentivo do governo estadual - complementou Leite.
Ainda no início da semana passada, o prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle, também esteve na BYD para apresentar os "charmes" da cidade do Vale do Paranhana. A comitiva levou informações sobre terrenos disponíveis, mão de obra e incentivos fiscais.
Além de um bom mercado consumidor dos seus carros elétricos, a BYD tem no Rio Grande do Sul um centro de distribuição de painéis solares. Na Expointer do ano passado, o presidente da montadora no Brasil, Tyler Li, sinalizou à coluna como forte a possibilidade de instalar uma fábrica no Estado. Ele explicou que, na China, a empresa tem mais de 400 unidades em quase 50 cidades. Muitas delas produzem componentes, que são vendidos para outras montadoras. Ele citou que, aqui, poderia, por exemplo, fornecer peças para veículos elétricos da Marcopolo e da General Motors (GM). Lembrando que a BYD está instalando uma montadora no complexo que era da Ford, na Bahia.
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna