Giane Guerra

Giane Guerra

Jornalista de Economia, apresentadora da Rádio Gaúcha e comentarista da RBS TV, traz notícias, comentários e dicas da macroeconomia às finanças pessoais.

Estratégia
Notícia

Grupo Panvel planeja uma nova fábrica para seu laboratório, que fica no 4º Distrito

Empresa mantém previsão de abrir 60 farmácias em 2024, enquanto estuda como proteger mais suas operações contra novas cheias

Giane Guerra

Economia

Enviar emailVer perfil

O Grupo Panvel planeja construir uma nova fábrica de medicamentos, cosméticos e alimentos do seu laboratório Lifar, que teve sua unidade alagada no 4º Distrito, em Porto Alegre. Ao programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha, o diretor diretor-executivo Financeiro e de Relações com Investidores, Antônio Napp, explicou que a ideia já era antiga, porque a empresa precisa de mais espaço para produzir, mas foi acelerada pela enchente.

— O Lifar já tem quase 50 anos e sempre operou no mesmo local. Pelo seu crescimento nos últimos anos, começamos a enfrentar restrição de capacidade. Temos olhado opções há algum tempo, mas ainda sem definição — explica Napp, dizendo que alguma operação ainda poderá seguir na estrutura atual. 

O Lifar vem retomando sua produção e deve atingir 100% em setembro. Enquanto isso, a Panvel reuniu-se com o governo do Estado com interesse no novo Fundo Operação Empresa do Rio Grande do Sul (Fundopem-RS), que ampliará incentivo de ICMS para empresas atingidas pela inundação. 

Assista à entrevista na íntegra:

A sede da Panvel e o centro logístico ficam em Eldorado do Sul, uma das cidades do Estado mais impactadas. A estrutura física não foi atingida pela água, mas ficou isolada por 20 dias. A unidade seguirá no local, mas o data center foi trazido à Capital, onde ficará, diz Napp. 

— Estamos discutindo alguns investimentos na nossa planta para protegê-la um pouco mais. Vamos continuar investindo no Rio Grande do Sul. Nosso planejamento não mudou. Mas, se o Estado não fizer nada, há risco de indústrias saírem daqui para Estados vizinhos, que historicamente oferecem mais benefícios — ponderou o executivo, ao ser questionado pela coluna sobre os impactos da tragédia no ambiente de negócios do Estado. 

— Temos a visão de que as linhas de crédito que vieram do BNDES são insuficientes. A burocracia para acessá-las é gigantesca. Não falta boa vontade do time do banco. Eles atendem, respondem, mas é muito difícil vencer todas as etapas. Não estão estruturados e não têm a caneta para liberar o recurso de maneira ágil — complementou, referindo-se ao recurso federal.

O plano de abrir 60 farmácias em 2024 está mantido, mas novos detalhes serão informados após a divulgação de resultados trimestrais. A Panvel tem capital aberto na bolsa de valores. 

Grupo Panvel / Divulgação
Diretor-executivo Financeiro e de Relações com Investidores do Grupo Panvel, Antônio Napp .
Grupo Panvel / Divulgação
Sede do Grupo Panvel, em Eldorado do Sul, ficou isolada por 20 dias.

Ouça a entrevista na íntegra: 

É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.

Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna 

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Balanço Final

18:00 - 19:00