Criada em Porto Alegre há 14 anos, a Oak’s Burritos y Bowls, especializada em culinária mexicana, passou de quatro para 13 lojas do ano passado para cá, e mais seis franquias estão na fila. Em 2018, o sócio Fabrício Maia Leite chegou a projetar que a rede teria 20 lojas até 2020 e 100 até 2023. Ele diz que o plano atrasou devido à pandemia. Agora, a nova meta é alcançar 150 unidades até 2028.
— Tínhamos seis lojas, fechamos duas e não abrimos nenhuma em 2020. Depois, mudamos o plano de negócios e investimos R$ 1,5 milhão para virar franqueadora — diz.
A Oak’s chegou a atuar no modelo "franqueado-investidor", onde o interessado entrava com o dinheiro, mas não operava a loja. A própria rede oferecia gestores e funcionários para tocar o negócio.
— Não funcionou para nós.
Agora, das 13 lojas, apenas uma é própria. Em julho, inaugurou sua primeira loja no Espírito Santo. No Rio Grande do Sul, duas estão em obras: em Passo Fundo e Novo Hamburgo. Outra em Lajeado inaugura nesta quinta-feira (8). O investimento vai de R$ 250 a R$ 400 mil, com retorno de 16 a 24 meses. Cada loja gera de cinco a sete empregos. A empresa tem dois centros de distribuição: um no Sul e outro no Sudeste.
* Colaborou Guilherme Gonçalves
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Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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