Marca de sapatos femininos de Nova York, a Larroudé alugou parte do prédio deixado pela Paquetá em Sapiranga para triplicar sua produção. Será feito um investimento de R$ 10 milhões. Atualmente, a empresa tem uma fábrica de 1,5 mil metros quadrados na cidade, onde trabalham 100 funcionários, número que irá dobrar com a ampliação.
— No local, a Paquetá fabricava bolsas e sapatos para a Tory Burch (marca norte-americana). Ficaremos com 3 mil metros quadrados, que é a metade do prédio — detalha o sócio Ricardo Larroudé, brasileiro que gerencia a empresa com a esposa, Marina.
A ideia é começar a operar no local já em setembro, concluindo o processo de expansão em um ano. O imóvel atual, uma casa antiga que foi reformada para abrigar a fábrica e um escritório, será mantido para ter um ateliê de criação de novos modelos. No futuro, tudo deve ser centralizado em um único espaço. A Larroudé pensa em construir algo na região, que não foi atingida pela enchente.
— Preciso ter couro, tenho. Preciso de gente que quer fazer sapato, tenho. Está funcionando para mim — explica a escolha.
Taylor, Gaga e Jill Biden
Usada por celebridades como Taylor Swift, Lady Gaga e até pela primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, a Larroudé foi criada em 2020. O reconhecimento rápido, segundo Ricardo, vem de um trabalho focado: a empresa tem uma equipe apenas para atender aos estilistas que vestem as famosas.
— Mas ainda somos muito pequenos em relação a marcas americanas. Temos espaço para ser 10 vezes maiores — adiantando que pretende expandir também o portfólio, com mais categorias de sapatos e até modelos masculinos.
Além da fábrica no Vale do Sinos, a Larroudé tem escritórios em Nova York e São Paulo, somando 130 funcionários.
Já a Paquetá enfrenta uma crise financeira há anos. No ano passado, encerrou a recuperação judicial para evitar a falência.
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna