Mais de 10 máquinas pesadas estão vindo da fábrica da John Deere em Indaiatuba (SP) para serem emprestadas a prefeituras de cidades atingidas pela enchente no Rio Grande do Sul. São escavadeiras, retroescavadeiras, tratores e carregadeiras, que serão encaminhadas pela SLC Máquinas primeiro a Roca Sales, Muçum e Sinimbu. Depois, irão para outras cidades.
Os equipamentos são para retirar barreiras que obstruem as ruas, remover entulhos e até regularizar estradas que tiveram erosão. Eles integram a chamada "linha amarela", que é destinada à construção civil e pesada. A previsão é de que cheguem na segunda-feira (20).
- Fizemos isso no Vale do Taquari no ano passado e agora faremos de novo, mas com mais equipamentos porque há mais locais precisando - diz o gerente comercial da SLC Máquinas, Luís Fernando Araújo.
A logística está sendo organizada pelo empresário de Gramado, Maciel Burtett, que é proprietário da SG Facas e da SG Terraplanagem. Segundo ele, os equipamentos também serão encaminhados para municípios da Serra e dos vales do Paranhana, Sinos e Rio Pardo. O contato já está sendo feito com os prefeitos.
- Mas, depois que a água baixar, as máquinas também poderão ser usadas em Porto Alegre, Esteio e Canoas, por exemplo - acrescenta Burtett.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@diariogaucho.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna