Parte do centro de distribuição da rede de farmácias São João na freeway, em Gravataí, foi cedida à Secretaria Estadual da Saúde para receber e armazenar doações de medicamentos de fora do Rio Grande do Sul. De lá, os itens serão enviados aos hospitais ou outros locais a serem definidos pelo governo do Estado. Segundo o gerente-executivo de Marketing da São João, Eron Moraes, a empresa também disponibilizou funcionários e equipamentos para o serviço. A varejista já havia liberado o estacionamento para a Ceasa, que está há uma semana comercializando hortifrutigranjeiros no local e deve ficar por mais algumas semanas até que o complexo inundado em Porto Alegre volte a operar.
Enquanto isso, o programa São João Popular foi ampliado para 53 cidades, nas quais as farmácias da empresa darão de graça até o final do mês anticoncepcionais e medicamentos para pessoas com hipertensão, diabetes e asma. É inspirado no Farmácia Popular, do governo federal, que tem algumas exigências que estavam inviabilizando a retirada por vítimas da enchente. Foram atendidos 60 mil clientes em uma semana, chegando a 200 mil caixas de medicamentos doadas.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@diariogaucho.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna