Correção: Diferentemente do que havia sido informado à coluna inicialmente pela Corsan, a unidade instalada na Gerdau tem capacidade para atender apenas 3 mil pessoas. O texto e a foto foram corrigidos às 15h24min.
Começará a funcionar nesta quinta-feira (16) a estação móvel de tratamento de água que a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) instalou no terreno da usina Gerdau Riograndense, em Sapucaia do Sul. Com um consumo adequado pela população, a estrutura conseguirá atender 3 mil pessoas da cidade e também de Esteio.
O equipamento veio de Penha, em Santa Catarina. A siderúrgica cederá também a energia para o funcionamento. O local foi escolhido porque há um arroio próximo que é bom para captação de água. A Gerdau Riograndense foi a primeira usina da empresa para produção de aço, assumida em 1948.
Dona da Corsan, a Aegea também está instalando outras quatro estações móveis. Todos os equipamentos provisórios terão capacidade, juntos, para atender 350 mil pessoas, o que representa 80% da população das duas cidades. A companhia pede consumo consciente, sem lavar carro ou calçada.
As duas cidades tiveram o fornecimento de água duramente afetado porque suas estações originais foram inundadas. As pessoas tiveram que pegar água potável em veículos com caixas d'água da Corsan estacionados em pontos fixos.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@diariogaucho.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna