Criado em 1997 no Mercado Público, o Café do Mercado investirá R$ 700 mil para abrir a sua primeira loja em shopping. Ela ficará no espaço que o Praia de Belas Shopping havia destinado à Starbucks, que teve contrato rescindido após a crise bilionária da operadora da marca norte-americana no Brasil.
O Café do Mercado tem uma fábrica no 4º Distrito, em Porto Alegre. A marca vende para mais de 1,2 mil cafeterias. Segundo Clovis Althaus Júnior, que criou a empresa com seu irmão, Felipe, a nova loja, além de cafeteria, terá uma mercearia e venderá café embalado, além de itens como mel, bebidas com aveia, doce de leite e até roupas da marca.
O espaço terá 70 lugares para clientes e empregará até 16 pessoas. Começará em breve a obra no deque que fica na frente da Lojas Renner. A inauguração está prevista para agosto. A análise das propostas para o ponto durou dois meses. A área chegou a ser ocupada pelo Press Café, do Grupo Press, por 18 anos.
Diretor regional da Iguatemi na Região Sul (dona de parte do Praia de Belas Shopping), Marcelo Borba diz que há negociações avançadas para preencher outros espaços "emblemáticos" no shopping, como os deixados pela Saraiva e pela Tok&Stok.
O primeiro café
Por 20 anos, o Café do Mercado teve uma operação em frente ao Cine Victória, na Rua 24 Horas, no centro de Porto Alegre, mas fechou durante a pandemia.
— Foi nossa primeira cafeteria, antes só vendíamos o produto. Foi importante para aprender a atender o público — lembra Althaus.
Hoje, a empresa possui duas cafeterias e uma loja de produtos para café no Mercado Público.
Colaborou Guilherme Gonçalves
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna