Além de fechar lojas, a crise bilionária da controladora da Starbucks também atrapalhou os planos em andamento para novas cafeterias da famosa marca norte-americana. Não será mais instalada uma unidade no Shopping Praia de Belas, em Porto Alegre. Não há posicionamento oficial, mas uma fonte disse à coluna que já está sendo encaminhado o cancelamento do contrato e buscada uma nova operação para o local.
A Starbucks ocuparia um espaço no primeiro andar, deixado pelo Press Café, do Grupo Press, após ter ficado por 18 anos no empreendimento. A ideia era abri-lo até o final de 2023. As placas que identificavam a marca já foram retiradas, ficando apenas um deque de madeira e estofados que eram ainda da cafeteria antiga. Em nota, o shopping disse que não comentaria o assunto.
Operadora da Starbucks no Brasil, a SouthRock está em recuperação judicial de R$ 1,8 bilhão e perdeu a licença para uso da marca a partir de fevereiro. À coluna, sobre a unidade do Praia de Belas, repetiu que está revisando o calendário de aberturas. Dezenas de lojas já foram fechadas no país. No Rio Grande do Sul, foi encerrada uma operação no aeroporto de Porto Alegre e há ações de despejo ajuizadas pelo BarraShoppingSul e pelo ParkShoppingCanoas por atraso no aluguel.
* Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna