A recuperação judicial de R$ 1,8 bilhão da controladora da Starbucks, a SouthRock, já tem efeitos ao consumidor. Em Porto Alegre, a cafeteria da famosa rede norte-americana do segundo andar do aeroporto foi fechada. Seguem abertas as outras lojas do local, a da Galeria Chaves, no Centro, e a do BarraShoppingSul. No Praia de Belas Shopping, a intenção era abrir uma até o final do ano, mas a estrutura não começou a ser montada. Fonte da coluna diz que a empresa suspendeu recentemente prospecções para mais unidades. Quando entrou no mercado gaúcho, em 2021, disse à coluna que teria uma cafeteria "em cada esquina". Em nota, a SouthRock confirma que a reestruturação inclui a revisão de número de lojas, aberturas e empregos. Garantiu que dará detalhes das decisões regionais em breve.
Além da Starbucks, a recuperação judicial pega a marca Eataly, que quase teve uma unidade no Rio Grande do Sul. A outra empresa que negociava comprar a operação brasileira chegou a fechar um contrato com o Pontal Shopping, em Porto Alegre, que acabou desfeito quando a venda foi para a SouthRock, que não levou o projeto adiante e o espaço é, agora, ocupado por um supermercado do Asun.
Também controlada pela SouthRock, a Subway está fora do processo por enquanto. Difícil saber o que acontecerá com as marcas no Brasil. É uma recuperação judicial com valor altíssimo e ocorreu pouco depois de a empresa assumir as marcas, em um movimento que gera estranheza. Além disso, o atraso no pagamento do licenciamento fez a Starbucks Brasil perder o direito de uso da marca, o que se tenta reverter por liminar.
No pedido de recuperação, a SouthRock fala em prejuízo da pandemia e alta de insumos. Porém, a empresa tem custo alto com aluguéis, especialmente em shoppings e aeroportos, e fez movimentos ambiciosos ao assumir novas marcas. Manter a rede de cafeterias é essencial para a reestruturação financeira com base na continuidade da operação. É difícil que as marcas saiam do Brasil, onde são fortes. Talvez outra empresa ou a própria dona global as assuma.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna