Parque temático de experiências da Globo, o gexperience virá a Porto Alegre. A Capital está entre as 10 cidades em nove Estados que receberão o circuito itinerante ao longo de 2024, que está sendo lançado um ano após inaugurar a unidade fixa em São Paulo, um investimento de R$ 20 milhões em 3 mil metros quadrados de atividades. O projeto todo, aliás, é uma parceria com a empresa gaúcha Tornak Holding. Nele, o visitante pode gerar e interagir com conteúdos de séries, novelas e programas de jornalismo, entretenimento e esporte.
- Trouxemos a Globo para o movimento de parques temáticos, o que vemos em todo o mundo, como a própria Disney. Nesta segunda etapa, isso será aproximado dos Estados através das afiliadas, com um olhar regional, conteúdos únicos e locais - explica Fernando Tornaim, fundador da Tornak.
Por aqui, a exposição será em conjunto com a RBS TV. Ela chegará no segundo trimestre do ano que vem, ficará em torno de 55 dias, terá 350 metros quadrados e deve receber até 30 mil visitantes. Segundo Tornaim, a estrutura será instalada em um shopping, que ainda não está definido porque as negociações estão em andamento.
Em São Paulo, a estrutura, que já recebeu 100 mil pessoas, continua, com as novas atrações lançadas recentemente. Enquanto isso, o projeto itinerante percorrerá o país com dois trajetos simultâneos. Em uma etapa futura, pode incluir cidades do interior gaúcho.
O gexperience tem como empreendedor a Tornak Holding e patrocínio da Ambev, Banco Bmg, Claro, LG, Orfeu Cafés Especiais. A Tornak, por sua vez, tem participação em mais de 20 negócios, como Viva Open Mall, Cais do Porto e Grupo RBS.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna