Tradicional espaço de inovação de Porto Alegre, o Instituto Caldeira terá uma grande ampliação, que somará investimentos de R$ 120 milhões. Ele ocupará a antiga fábrica de tecidos Guahyba, no 4º Distrito. Com isso, a área para atividades de empresas e instituições passará dos atuais 22 mil metros quadrados para 55 mil metros quadrados.
- Nós já temos 1,8 mil pessoas circulando no Caldeira por dia. A ideia é que esse número suba para 6 mil ou até 8 mil, dependendo da atividade das empresas que se instalarão - explica o CEO Pedro Valério.
A obra já foi iniciada. As primeiras empresas devem começar a operar no local já em 2025. Porém, ao longo de 2024, já serão realizados eventos no novo espaço. O primeiro, aliás, será nesta semana, o Social Summit, que receberá participantes do South Summit, evento internacional de inovação que terá sua terceira edição realizada em Porto Alegre.
Ao saber do investimento, a coluna lembrou da La Nave, antiga fábrica que foi transformada na sede do South Summit, em Madri. Valério compartilha da associação e enfatiza que a estrutura que será ocupada pelo Caldeira é icônica.
- A Guahyba lembra uma época de pujança da economia de Porto Alegre. Assim como com a Renner, fizemos uma parceria com a família Bianchini para exploração exclusiva por 20 anos, prorrogáveis pelo mesmo período. A estrutura da antiga fábrica será 100% ocupada - detalha o CEO do Instituto Caldeira.
Em 2023, o Caldeira teve 450 atividades, para se ter ideia. Agora, o novo espaço terá, por exemplo, área para eventos com até 600 pessoas. Hoje, já há 130 empresas trabalhando em escritórios do empreendimento. Para a nova estrutura, são feitas negociações com instituições financeiras, de ensino e empresas de tecnologia. Além disso, cerca de 10 startups já reservaram espaços.
- Queremos construir um distrito de inovação, ser um centro gravitacional - comenta o executivo, que confirma haver planos para mais projetos imobiliários no entorno, com foco em unidades residenciais e hotelaria.
Aliás, Valério também explica por que o letreiro que será colocado na frente do novo prédio terá escrito "Vamo Dale":
- É uma expressão de seguir, progredir, avançar... Fazer as coisas acontecerem...
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna