Em crise financeira e enxugando a empresa nos últimos anos, a calçadista gaúcha Paquetá vendeu suas unidades de Uruburetama e Tururu, no Ceará, para a gigante Arezzo&Co, que está assumindo as operações. Segundo uma fonte que participou da negociação, o acordo se baseia no repasse de dívidas à compradora que somam R$ 10 milhões. Segundo o governador cearense, Elmano de Freitas, serão mantidos os 1,2 mil empregos.
Os trabalhadores já estão sendo treinados para a atividade da nova proprietária. A unidade de Uruburetama, por exemplo, tinha cinco linhas de produção, com capacidade para 2,4 mil pares por dia.
A Paquetá fechou recentemente outras fábricas no Ceará, para onde havia transferido suas operações industriais. A sede segue em Sapiranga, no Vale do Sinos. Ainda no ano passado, o grupo encerrou a recuperação judicial após alerta da Justiça de que, por descumprimento do plano, poderia ser decretada a falência. Além disso, a empresa vendeu seu braço de varejo. As 59 lojas Paquetá e Gaston foram adquiridas pela Oscar Calçados, de São Paulo.
Já a Arezzo foi notícia recentemente pela sua fusão com o Grupo Soma, o que cria uma empresa com receita de R$ 12 bilhões. Dona de marcas como Schutz e Anacapri, a Arezzo costumava terceirizar sua produção de calçados.
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna