Já são nove lojas do Rio Grande do Sul confirmadas na leva de fechamentos que o Carrefour fará em janeiro. Operações terão atividades encerradas também em outros Estados. Além das unidades do BIG e do Nacional em Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Rio Grande, Esteio, São Leopoldo, Ijuí, Imbé e Xangri-lá, já noticiadas pela coluna, também deixará de funcionar um dos dois supermercados da rede em Guaíba.
Segundo o assessor jurídico do Sindicato dos Empregados no Comércio de Guaíba, Lucas Barbosa, a unidade que será fechada fica no centro da cidade. À entidade, a empresa alegou queda de vendas. São 50 funcionários na loja, com expectativa de que parte seja absorvida pelo outro Nacional.
O grupo francês anunciou a compra do Grupo Big em 2021. O plano era transformar as lojas BIG e Maxxi Atacado em Carrefour e Atacadão, mantendo as bandeiras Nacional e Sam's Club. Agora, o mercado e funcionários foram pegos de surpresa com a decisão de fechar inclusive lojas já reformadas. A empresa não confirma quantas estão sendo encerradas, mas garante que não deixará o mercado gaúcho. Pelas sondagens que a coluna fez com sindicatos dos comerciários, cada unidade emprega, no mínimo, 50 pessoas.
Nesta quarta-feira (27), o Carrefour informou a acionistas brasileiros que emitirá R$ 1,5 bilhão em debêntures, que são títulos emitidos por empresas para captar dinheiro no mercado. O dinheiro irá para capital de giro, gestão de caixa e alongamento de dívida.
Veja o que a coluna tem publicado sobre o assunto:
- Já com a marca Carrefour, tradicional hipermercado BIG de Porto Alegre será fechado
- Comprado pelo Carrefour, Big desocupa centro de distribuição no RS
- Dois supermercados do Nacional no Litoral também serão fechados pelo Carrefour
- Os possíveis destinos para o "BIG da Sertório", que será fechado pelo Carrefour
===
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna