Está completando 30 anos o conhecido "McDonald's da Silva Só", que fica na movimentada esquina da avenida com a Ipiranga, em Porto Alegre. Como outras lojas da rede norte-americana de fast-food, a unidade passou por cem dias de reforma, fechando somente em quatro, quando a obra chegou à cozinha. A lanchonete de 400 metros quadrados teve a área de clientes ampliada e a retirada de paredes para facilitar movimentação das pessoas. Os pedidos passarão a ser entregues na mesa e não mais retirados pelo cliente no balcão. Também foi construída uma varanda com vista para a rua e os brinquedos externos foram integrados à área interna do restaurante. O investimento não é informado.
— A cada 10 ou 12 anos, o McDonald's manda os franqueados modernizarem as lojas. Eu ainda tinha mais três anos, mas outras lojas já estavam fazendo a reforma e, se não me antecipasse, ficaria defasado em relação à concorrência — contou à coluna o franqueado Antonio Maria Rocha.
Os primeiros anos foram difíceis, lembra o empresário.
— Não vendia nada, era uma loucura. Era um local apenas de passagem, ninguém parava. Fiquei muito preocupado, mas tinha uma reserva para sobreviver. Senão, teria problemas — conta.
Mas o jogo virou. Aliás, este McDonald's tornou-se o mais conhecido da cidade, especialmente por funcionar 24 horas por dia desde o final da década de 1990, algo pouco comum até hoje.
— Quando buscava meus filhos em festas de madrugada, percebia que saíam com fome e não havia locais para comer. Aí, surgiu a ideia de abrir 24 horas — lembra Rocha.
Na época, apenas a unidade do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, funcionava após a meia-noite no Brasil. Mas o empresário pediu e ganhou a autorização da matriz para funcionar sem fechar aos sábados e aos domingos, ampliando depois para todos os dias da semana, o que, hoje, exige 110 funcionários. Aliás, mesmo com a instalação de terminais de autoatendimento nesta reforma, todos os empregos foram mantidos e há possibilidade de abrir mais vagas.
Quarta loja gaúcha da rede, o McDonald's da Silva Só atende 5,5 mil clientes por dia e comemorará o aniversário com show nesta quarta-feira (20). O franqueado também é dono das operações da marca no Shopping Praia de Belas, em Capão da Canoa e em Tramandaí. Para fevereiro, prepara uma nova lanchonete na zona sul de Porto Alegre, na esquina entre a Avenida Oscar Pereira e a Rua Aparício Borges, e estuda abrir outra em um terreno grande em Torres, onde quer oferecer o serviço de drive-thru (compra e retirada do produto sem que o cliente saia do carro).
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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