Grupo gaúcho do setor de combustíveis, a Empresas SIM é a maior cliente brasileira da categoria conveniência da gigante mundial de alimentos Nestlé. As suas lojas são abastecidas com números que mostram o tamanho da movimentação anual: 4,8 milhões de doses de café, 3,6 milhões de pães de queijo e 2,5 milhões de água de marca própria.
Orgulhoso, o presidente da SIM, Neco Argenta, contou à coluna que a Nestlé montou uma simulação de uma loja da empresa gaúcha em São Paulo para receber a equipe em uma comemoração de final de ano. A parceria rende, com frequência, novidades exclusivas. A Nestlé criou para a SIM, por exemplo, um café gelado que está estreando no verão gaúcho e uma cuca em porção individual para ser aquecida na hora, com doce de Leite Moça.
- Também quando a empresa precisa testar algo em ponto de venda, nos procura. Somos ágeis, sem burocracias. Somos parceiros - diz Argenta.
A Empresas SIM está repaginando suas unidades de conveniência. A coluna esteve na loja-conceito quando foi levada para visitar a sede da empresa em Flores da Cunha. Há flores à venda, área de padaria, hortigranjeiros, ilha de refeições rápidas, entre outras novidades que passarão a ser implementadas.
Planos da gaúcha
Fundada em 1985, a Empresas SIM está fechando 2023 com um faturamento de R$ 16 bilhões e mais de 5,2 mil funcionários. O grupo é composto por oito empresas, como a SIM Rede de Postos, a Querodiesel e a Charrua. Possui a maior rede varejista de postos de combustíveis e conveniências do país, com 178 unidades da bandeira SIM.
Veja outro negócio recente do grupo: Empresa gaúcha será primeira a vender ao consumidor diesel renovável da Petrobras
Recentemente, fechou acordo para abrir postos em São Paulo com a bandeira da Petronas, petroleira da Malásia. Durante a visita da coluna a Flores da Cunha, o empresário Neco Argenta contou que o plano é chegar a 2 mil postos de combustíveis pelo país até 2025.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
GZH faz parte do The Trust Project