Em tempos difíceis, há notícias que trazem alívio às comunidades impactadas pela enchente. Duas grandes indústrias do Vale do Taquari retomaram operações nesta segunda-feira (25). Uma delas é a Calçados Beira Rio, que gera mais de 800 postos de trabalho em Roca Sales, sendo a maior empregadora do município, além de responder por 68% da arrecadação local, segundo a prefeitura.
A unidade da calçadista foi inundada, o que gerou um prejuízo estimado entre R$ 30 milhões e R$ 40 milhões, segundo o diretor industrial João Henrich, executivo que participou da reconstrução da unidade. Hoje, voltou o setor de corte. Amanhã, será retomado o de costura. Já o de montagem de calçados será reativada em 9 de outubro, o que deixará a fábrica a pleno. No dia 13, será realizada uma cerimônia oficial de reinauguração. O convite diz: "Neste lugar especial, formado por pessoas com grande capacidade de resiliência, aprendemos na prática a força da união, da esperança e do trabalho.", além de agradecer o "apoio inestimável da comunidade."
A coluna também recebeu uma ligação do presidente do conselho de administração da Dália Alimentos, Gilberto Antônio Piccinini, avisando, com ânimo, sobre a retomada parcial da operação no frigorífico de Encantado, com metade dos abates. O restante deve ser retomado na quarta-feira (27).
— É um abate menor, mas conseguimos voltar a operar dentro do previsto. Vamos começar a olhar para frente — comentou o executivo, que estava bastante preocupado com a unidade, que opera há 75 anos e foi invadida pela água.
Os prejuízos ainda estão sendo contabilizados e já é feita negociação com o seguro. A cooperativa emprega 2,8 mil pessoas e responde por 30% da arrecadação de Encantado. Menos atingida, a unidade de abate de frangos retomou a operação ainda no dia 11 de setembro.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna